Você sabe o que é TDAH? Sua sigla significa Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. Tal transtorno consiste num distúrbio neurológico ocasionado por fatores genéticos, caracterizados por comportamentos de desatenção e hiperatividade. Além disso, 3% a 6% da população mundial sofre com esse transtorno. No artigo de hoje, explicaremos todos os sintomas, causas e tratamentos do TDAH. Boa leitura!
O que é TDAH? Veja as causas, sintomas e tratamento!
Quando pensamos sobre o que é TDAH, também podemos nos referir a ele como DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção). Esse distúrbio pode ser diagnosticado durante a infância, já que na fase adulta é provável que o portador apresente menos sintomas.
Vale ressaltar que o TDAH é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e não é considerado doença. Portanto, não tem cura. Porém, tem como os sintomas serem amenizados por meio de tratamento clínico.
Causas
Existem muitos estudos científicos ao redor do mundo sobre o que é TDAH e quais são as causas que ocasionam esse distúrbio. Conclui-se que o TDAH afeta áreas do cérebro que são responsáveis por algumas atitudes comportamentais, como a capacidade de prestar atenção e manter o autocontrole. Veja as causas do TDAH:
- hereditariedade: a criança pode ter uma predisposição a apresentar o TDAH devido a genes presentes nos pais ou familiares;
- alterações cerebrais: alteração no cérebro do bebê devido a substâncias ingeridas na gravidez;
- problemas familiares: história de negligência familiar, abuso psicológico e abandono parental podem contribuir para a evolução do TDAH.
Sintomas
Para entender o que é TDAH de maneira completa e avaliar um possível diagnóstico, separamos os sintomas mais comuns. Fique atento aos comportamentos do seu filho:
- se distrai com facilidade;
- não gosta de realizar atividades que exijam esforço mental, como tarefas escolares e diárias;
- tem problemas de organização e prazos;
- perde objetos com facilidade;
- sensação de inquietude;
- criança falante demais;
- não consegue se manter parado/sentado por muito tempo;
- gosta de correr ou subir nas coisas em ambientes e horários inapropriados.
- nos adultos geralmente a desatenção excessiva e a hiperatividade mental são as maiores evidências.
Apesar desses serem os sintomas comuns, lembre-se que apenas um especialista pode oferecer um diagnóstico completo.
Tratamento
Já entendemos o que é TDAH e vimos que não tem cura. Portanto, o tratamento recomendado para conviver tranquilamente com esse distúrbio é a Neuromodulação Cerebral com a técnica de Neurofeedback, onde Neuropsicólogo faz mapeamento cerebral completo do paciente e depois sessões de Neurofeedback para autorregular o funcionamento elétrico do lobo frontal e as funções executivas como memória operacional e o controle inibitório.
Caso o paciente apresente comorbidades o tratamento pode ser multidisciplinar, combinado com profissionais como fonoaudiólogo, neuropediatra, terapeuta ocupacional, entre outros, dependendo dos sintomas apresentado. Além disso, o tratamento é atrelado à Psicoterapia, que atua diretamente na causa dos traumas emocionais e desajustes psicológicos. Com essa combinação percebemos uma melhora muito significativa nos quadros de TDAH infanto-juvenil e em adultos. Pois, a maioria das patologias vem do estado doente da sua mente, ou seja, é o sistema nervoso central que cura ou adoece as pessoas. Nesse sentido, é necessário saber lidar com frustrações e pessoas tóxicas que estão no seu convívio social diário.
“Trate a sua mente e seus traumas do passado. Ou fique refém de remédios para o resto da vida.”
Leonardo Dias
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.